Sobre Qorpus

Políticas Editoriais

Qorpus publica três edições regulares anuais. Os trabalhos submetidos à revista passam por uma avaliação por pares-cega e se articulam com a área de concentração do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da UFSC: Processos de Retextualização, bem como a suas linhas de pesquisa: Estudos linguísticos, literários e multidisciplinares da tradução e da interpretação.

Foco e Escopo

A revista Qorpus é uma publicação digital de acesso aberto vinculada, atualmente, ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGET-UFSC). Inserida na área de Linguística, Letras e Artes, Qorpus tem como missão ampliar a divulgação de trabalhos acadêmicos sobre os Estudos da Tradução, mais especificamente, suas intersecções com a Literatura, a Dramaturgia e as Artes.

Publica colaborações de artigos e ensaios inéditos em português, inglês, espanhol e francês; traduções literárias, traduções comentadas e traduções de artigos; resenhas; textos criativos literários, visuais; e entrevistas com escritores, tradutores, professores e autoridades nas áreas de interesse da revista.

Qorpus destina-se a pesquisadores e também a uma audiência não acadêmica interessada nos temas da revista. O conteúdo e as opiniões emitidas pelos autores dos textos são de exclusiva responsabilidade dos mesmos.

Processo de Avaliação pelos Pares

Toda submissão que atender às diretrizes de submissão da revista passará por avaliação do tipo peer review feita por, pelo menos, dois pareceristas externos.

A aceitação final dos artigos depende dos seguintes critérios:

• Recomendação dos pareceristas;
  • Efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autores(es);
  • Aprovação da Comissão Editorial, cuja resolução contemplará cinco diferentes avaliações:
    1. Aceitar;
    2. Aceitar com correções obrigatórias;
    3. Reescrever e submeter novamente para avaliação;
    4. Enviar para outra revista;
    5. Rejeitar.

Caso haja dois pareceres positivos, a submissão será aceita para publicação e enviada para o autor realizar eventuais correções solicitadas pelos avaliadores.

Caso haja dois pareceres negativos, a submissão será rejeitada para publicação e enviada para o autor com os pareceres dos avaliadores.

Caso haja um parecer positivo e um negativo, a submissão será encaminhada a um terceiro avaliador. Caso haja um novo parecer positivo, a submissão será aceita; caso haja um novo parecer negativo, será rejeitada.

Todo autor de submissão receberá os pareceres emitidos pelos avaliadores, seja em caso de aprovação para publicação, seja em caso de não aprovação.

Declaração de Direito Autoral

Os autores concedem à revista Qorpus todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.

Políticia de Acesso Livre

Qorpus está licenciada com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional, que oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico

Qorpus foi lançada em 2011, originalmente, como um jornal eletrônico que tinha como principal proposta fomentar a crítica cultural e a divulgação de trabalhos acadêmicos voltados à dramaturgia, o que explica o nome da publicação – “Qorpus” em homenagem ao dramaturgo brasileiro Qorpo-Santo (1829-1883) – e das seções que organizaram seu conteúdo até o número 29.

Criado, a princípio, para incentivar a produção teórica de alunos do Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o periódico se manteve aberto, desde as primeiras edições, à tradução – primeiro de peças teatrais e, posteriormente, de outros textos literários.

Em janeiro de 2019, a publicação vinculou-se ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGET-UFSC) e, em maio de 2019, passou a ser uma revista digital em formato PDF, com periodicidade quadrimestral, e publicando textos sobre os Estudos da Tradução, Dramaturgia, Literatura e Artes.

A partir de setembro de 2021, visando a se adequar às diretrizes de editoração científica, Qorpus está em processo de reestruturação e mudança em seu formato de submissão, avaliação e edição, almejando, a princípio, vincular-se ao Portal de Portal de Periódicos da UFSC e passar a fazer parte da Plataforma OJS

Qorpus