Sobre Qorpus

A revista Qorpus é uma publicação digital (em formato PDF) vinculada, atualmente, ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem como objetivo ampliar a divulgação do trabalho acadêmico nas áreas dos Estudos da Tradução, Dramaturgia, Literatura e Artes.

Publica colaborações inéditas (ensaios e textos criativos) em português, inglês, espanhol e francês, traduções (literárias, comentadas e de artigos), resenhas e entrevistas com escritores, tradutores, professores e autoridades nas áreas de interesse da revista. Aceita, eventualmente, colaborações de ensaios visuais.

A publicação mantém periodicidade quadrimestral (março, julho, novembro), conta com um Conselho Editorial  formado por especialistas de reconhecimento acadêmico e Qualis-B4 (Quadriênio 2013-2016).

Histórico

Qorpus foi lançado em 2011, originalmente, como um jornal eletrônico que tinha como principal proposta fomentar a crítica cultural e a divulgação de trabalhos acadêmicos voltados à dramaturgia, o que explica os nomes da publicação – “Qorpus” em homenagem ao dramaturgo brasileiro Qorpo-Santo (1829-1883) – e das seções que organizaram seu conteúdo, até o número 29.

Criado, a princípio, para incentivar a produção teórica de alunos do Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o periódico se manteve aberto, desde as primeiras edições, à tradução – primeiro de peças teatrais e, posteriormente, de outros textos literários.

Em janeiro de 2019, a publicação vinculou-se ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em maio de 2019 começou a ser pensado o formato atual: uma revista digital em PDF, de periodicidade quadrimestral, que publica textos nas áreas dos Estudos da Tradução, Dramaturgia, Literatura e Arte.

 


Qorpus – ISSN 2237-0617