Diretrizes para autores

Configurações gerais

  1. Configurar a página: tamanho do papel: A4 (21,0x 29,7 cm); margens superior e inferior: 2,5 cm; direita e esquerda : 3 cm.
  2. Tipo de letra: Times New Roman, corpo 12.
  3. Espaçamentos: 1,5 entre linhas e parágrafos.
  4. Tabelas e ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) devem vir no corpo do texto, dentro dos espaços a eles destinados pelo(s) autor(es). As imagens devem vir acompanhadas dos devidos créditos (no caso de reprodução de obras: título, autor, ano e fonte).
  5. Textos sem paginação

Primeira página

  1. Título em português ou na língua estrangeira em que o artigo foi escrito, fonte 14, Times New Roman, centralizado sem margem, maiúsculas apenas para primeira letra ou nomes próprios, negrito. Título traduzido para o inglês deve vir na segunda linha, centralizado, em itálico e negrito.
  2. O(s) nome(s) do(s) autor (es) deve(m) vir na segunda linha abaixo do título, centralizado, sem negrito, letras maiúsculas somente para as iniciais, com nota de rodapé que remeta à formação (indicação de maior título) e instituição a que pertence(m) por extenso, seguida pela unidade/faculdade ou instituto, departamento; endereço eletrônico, fonte 10, Times New Roman, justificado.

Corpo do texto

  1. Seções e subseções: sem adentramento, em maiúsculas só a palavra inicial, numerados em algarismos arábicos e sem ponto, em negrito; a numeração não inclui a introdução, a conclusão e as referências.
  2. Indicações bibliográficas no corpo do texto deverão vir entre parênteses, resumindo-se ao último sobrenome do autor, data de publicação da obra e página, separados por vírgulas. Ex.: (BARTHES, 2004, p.70-71)
  3. Se o nome do autor estiver citado no período, indicam-se, entre parênteses, apenas a data e a página. Não utilizar, nas citações, expressões como Idem, Ibidem, Op. Cit.. Fornecer sempre a referência completa como no exemplo anterior.
  4. Para citação com mais de três autores, indique, entre parênteses, o primeiro autor seguido da expressão et al., data: (CASSANAS et al., 2003, p.170).
  5. As notas devem aparecer no rodapé, corpo 10, numeradas de acordo com a ordem de aparecimento.

Referências

  • Tudo o que for citado ao longo do texto deve estar obrigatoriamente listado ao final, em REFERÊNCIAS. Exceto no caso de Resenhas de obras publicadas.
  • A palavra REFERÊNCIAS deve aparecer em maiúsculas, sem adentramento, com espaçamento 1,5 e 6pt depois da última linha do texto. Abaixo dela, as referências devem ser citadas em ordem alfabética, sem numeração, com espaçamento simples com 6 pt antes e 0 pt depois entre as referências. Caso haja mais de uma obra do mesmo autor, citar respeitando a ordem cronológica de publicação; caso haja mais de uma obra do mesmo autor publicada no mesmo ano, diferenciá-las por meio de a, b e c.
  • Livros: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do livro (em itálico, somente a primeira letra em maiúscula). Tradução de Nome do Tradutor. Edição. Local: Editora, data. v. (Série ou Coleção). Ex.: SOLNIT, Rebecca. A mãe de todas as perguntas: reflexões sobre os novos feminismos. 1. ed. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
  • Capítulos de livro ou ensaios em coletâneas: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do capítulo sem destaque. In: seguida das referências do livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do livro (em itálico, somente a primeira letra em maiúscula). Tradução de Nome do Tradutor. Edição. Local: editora, data, número das p. (páginas consultadas) ou v. (Série ou Coleção). Ex.: BARTHES, Roland. A morte do autor. In: BARTHES, Roland. O rumor da língua. 2. ed. Tradução de Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004, p.57-64.
  • Trabalhos publicados em anais de eventos: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título: subtítulo. In: Nome do evento (em itálico), número, ano, local de realização. Título da publicação (em itálico). Local de publicação (cidade): Editora, data, páginas inicial-final do trabalho. Ex.: GROTTO, Livia. Octavio Paz e Fabio Morábito, poetas-tradutores. In: Congresso Brasileiro de Hispanistas, 9, 2016, Foz do Iguaçu. Ensino de línguas e estudos de linguagem. Foz do Iguaçu: Universidade Federal da Integração Latino-Americana/Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2018, p.112-119.
  • Artigos de jornal: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo. Título do jornal, Número ou título do caderno, seção ou suplemento, Local, páginas inicial-final, dia, mês, ano. Ex.: BRASIL, Ubiratan. Borges admirava faroestes e a Lua. O Estado de S. Paulo, Caderno 2, São Paulo, p.D3, 31 out. 2009.
  • Publicações online: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo. Nome do periódico. Cidade, volume do periódico, número do periódico, ano. Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia/mês/ano. Ex.: LAMBERT, Jose; SOUSA, Ocenilda Santana de. O Brasil literário na França (1950-2000): internacionalização e estudos da recepção. Cadernos de Tradução, Florianópolis, v. 37, n. 3, p. 249-278, set. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/traducao/article/view/2175-7968.2017v37n3p249 Acesso em: 20 jun. 2019.
  • Pinturas, fotos, gravuras, desenhos: AUTOR. Título em itálico [se não houver um, indicar sem título, entre colchetes]. Data. Especificação do suporte. Ex.: TARSILA DO AMARAL. São Paulo. 1924. Óleo sobre aglomerado. São Paulo, Pinacoteca do Estado de São Paulo.

 Formato para as resenhas

  1. A revista Qorpus aceita resenhas de obras publicadas recentemente (no Brasil, há menos de 2 anos; e no exterior, há menos de 4 anos).
  2. As resenhas devem conter, no início, a referência completa da obra resenhada, incluindo o número de páginas, em fonte 14, negrito e espaçamento simples, sem título, sem resumo, sem palavras-chave, sem referências ao final do texto, sem citações que excedam três linhas.
  3. O nome do autor da resenha deve vir na terceira linha abaixo da referência (espaçamento simples). Deve ser seguido de nota de rodapé com as informações do autor (formação, instituição a que pertence, e-mail).

Importante
A revisão gramatical e ortográfica dos textos é de exclusiva responsabilidade dos autores.

Declaração de Direito Autoral
Os autores concedem à revista Qorpus todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.

Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados na revista Qorpus serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

A revista Qorpus não se responsabiliza pelos conceitos, ideias e opiniões
emitidas pelos autores, sendo de total responsabilidade dos mesmos.


Qorpus – ISSN 2237-0617